ÍNDICE
São Luís é a 6ª pior capital brasileira em ranking que avalia o bem-estar nas cidades
Condições de infraestrutura, mobilidade e habitação foram avaliadas por Observatório das Metrópoles
![](http://imirante.com/oestadoma/imagens/2016/09/27/1474969634-123555221.jpg)
A capital maranhense ocupa a 22ª colocação, entre as capitais do país, no ranking que avalia condições de bem-estar dos municípios brasileiros. O Índice de Bem-Estar Urbano dos Municípios Brasileiros (IBEU-Municipal), realizado pelo Observatório das Metrópoles, avaliou as condições urbanas, com informações do Censo Demográfico de 2010, de 5.565 cidades, com base em análise de áreas como mobilidade, condições ambientais urbanas, condições habitacionais, atendimentos de serviços coletivos e infraestrutura.
Entre 27 capitais, São Luís ficou em 22º lugar, à frente apenas de Rio Branco, Manaus, Belém, Porto Velho e Macapá, que ocupa a última colocação. De acordo com o índice, Vitória é a melhor capital para se viver, seguida de Goiânia e Curitiba. São Paulo ficou em 12º lugar.
De acordo com os dados analisados, um dos principais problemas urbanos dos municípios brasileiros ainda é a infraestrutura (pavimentação, calçamento, iluminação pública, etc), que, de acordo com os dados, é considerado ruim ou muito ruim em 91,5% dos municípios. Em São Luís, esta também é uma das principais reclamações dos moradores da cidade e, por isso mesmo, um dos grandes desafios para o prefeito .
Além de São Luís, a outras capitais que apresentam condições ruins de infraestrutura são: Aracaju, Campo Grande, Palmas, Recife, Salvador, Fortaleza, Teresina, Manaus, Natal, Cuiabá, João Pessoa, Maceió e Belém. A única capital que apresenta boas condições de infraestrutura é Vitória. Outras que apresentam condições médias são: Goiânia (2º), Rio de Janeiro (3º), São Paulo (4º), Curitiba (5º), Belo Horizonte (6º), Brasília (7º), Porto Alegre (8º) e Florianópolis (9º).
Outro motivo de reclamação dos ludovicenses também é um desafio para boa parte dos municípios brasileiros: os serviços coletivos urbanos, como abastecimento de água, rede de esgoto e coleta adequada de lixo, considerados ruins ou muito ruins em mais de 50% das cidades do país.
0 Comentários