Header Ads Widget

PREFEITURA DE PINHEIRO DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO JUNINO 2017.

PREFEITURA DE PINHEIRO DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO JUNINO DE 2017 NO PARQUE DO POVÃO

A FESTA  JUNINA É UM SÍMBOLO QUE SIGUINIFICA UMA HISTÓRIA MUITO LINDA NO BRASIL.

Na matéria de hoje vamos falar um pouco sobre festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias” que você irá conhecer tudo a respeito dessa comemoração especial. Descubra como surgiram os festejos juninos, quais são os principais elementos e o que eles significam. Veja também as tradições dessa festa no Brasil.

A festa junina é uma comemoração que conta com muitas cores, delícias e tradições. Realizada sempre no mês de junho, ela atrai milhares de pessoas por causa das suas brincadeiras divertidas e comidas típicas. Embora a festa seja de origem europeia, no Brasil ela assumiu um formato próprio.

Muitas histórias são contadas sobre a festa junina e a sua origem. Acredita-se que essa comemoração teve início nos países católicos da Europa, que organizavam os festejos para homenagear  São João, Santo Antônio e São Pedro. O Brasil foi conhecer a festa junina através do contato com a cultura dos colonos portugueses.

A festa junina surgiu na Europa e chegou ao Brasil pelas mãos dos colonos.
A festa junina no Brasil ganhou forma não só por causa de Portugal, mas também pela influência de outros povos da Europa, como os espanhóis, os franceses e até mesmo os chineses. Essa grande mistura cultural transformou a festa junina brasileira em um evento único e incomparável.

Os festejos juninos tomam conta de todos os cantos do país, mas é na região Nordeste que a festa ganha mais expressão. Por lá, as pessoas não celebram apenas os santos católicos, mas também agradecem as chuvas que acabam com a seca do território. Milhares de pessoas se reúnem para dançar quadrilha, acender a fogueira e apreciar as comidas típicas.

O intuito deste artigo é justamente isso, para que vocês conheçam um pouco mais sobre os principais símbolos das festas juninas.
A fogueira é um dos mais notáveis símbolos juninos.
Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.
Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.
Casamento: Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.

Mastro: Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.

Comemore a festa junina dançando quadrilha.
Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro. Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.

Pau de Sebo: É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.

Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.

Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.

Bandeiras coloridas decoram a festa junina.
Simpatias: Como de costume essa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.

Agora você já sabe tudo sobre  “Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias”. Aproveite as informações e entre no clima dessa comemoração que contagia milhares de brasileiros que este ano vai começar com o melhor do São Juão da baixada 2017 com várias programação em Pinheiro Maranhão divulgação por:PLANTÃO DE NOTICIA DE TURILÂNDIA MARANHÃO

Postar um comentário

0 Comentários